quarta-feira, 25 de maio de 2016

CEREAIS INTEGRAIS - alimentos saudáveis

CEREAIS INTEGRAIS - alimentos saudáveis - Carlos Campos Ventura



CEREAIS INTEGRAIS – são ricos em hidratos de carbono complexos, têm proteínas em percentagem apreciável, alguma gordura de óptima qualidade e vitaminas, nomeadamente do complexo B, principalmente armazenadas no germe. Na película externa acumulam-se fibras alimentares e bastantes vitaminas e minerais. Dão-nos energia “lenta”. Combinados com as leguminosas formam proteínas completas. São fundamentais para o cérebro, a saúde mental e o trabalho intelectual, assim como para o bom funcionamento dos intestinos. São a base de uma boa saúde. Apresentam-se em: grão, flocos, farinhas, sêmolas, massas, pães, biscoitos, bolachas, seitan, cuscuz, bulgur, etc.
usos mais comuns: intestinos; sistema nervoso; fonte de hidratos de carbono complexos e de complexo B.


CEREAL


Características

Uso mais comum
Uso medicinal

AMARANTO

Contém 15 a 18% de proteínas de alta qualidade. Tem mais cálcio e factores coadjuvantes do cálcio, magnésio e ácido silícico do que o leite. Não contém glúten. Bom teor de antioxidantes e vitamina C.
Alimento para desportistas.
É especialmente interessante para pessoas com elevadas necessidades nutricionais, como mulheres grávidas ou a amamentar, crianças e pessoas que desenvolvam uma intensa actividade física.

ARROZ GLUTINOSO

Contém mais proteínas e gorduras que o arroz.
Ganhar peso; energético, aquece e fortifica; alimento para desportistas e para jovens.
Bom alimento para crianças e mães que amamentam, especialmente se têm leite fraco ou insuficiente.

ARROZ INTEGRAL

Fonte importante de vitaminas do complexo B e outras, e de proteínas e minerais, nomeadamente silício, que facilita a fixação do cálcio, do fósforo e do magnésio.
Prisão de ventre e mau funcionamento intestinal; pele.
Muito bom para intestinos, vias respiratórias, sistema nervoso, cérebro, olhos, pele e cabelo.

ARROZ SELVAGEM

Muito rico nutricionalmente – boa fonte de proteínas e de tiamina, niacina, riboflavina, iodina, ferro, potássio, selénio, vitamina E. tem baixo teor de gorduras.
Diurético, rins e bexiga.
Diurético, beneficia os rins e a bexiga.



AVEIA

Muito nutritivo. É o cereal mais rico em proteínas (13.5%) – nestas inclui-se o glúten – em gorduras (7%) e em vit. B1. Elevado teor em vit. Do complexo B, em minerais e em ácido silícico. Contém fósforo.
Energético e calórico – no tempo frio para quem desenvolve actividade física, nomeadamente jovens, crianças e desportistas.
Óptimo para o sistema nervoso, perda de memória, frigidez e impotência.


BULGUR

Feito de trigo germinado, pré cozido, seco e partido. Devido à germinação, o seu teor em vitaminas e minerais é aumentado.
Adaptado especialmente à Primavera e Verão.





CENTEIO

Na Idade Média foi o alimento base na Europa Central e de Leste e em Portugal (ainda hoje é de uso tradicional no Norte). Rico em silício.
Depurativo do sangue.
Depurativo do sangue, facilita a circulação sanguínea.


CEVADA INTEGRAL

Rica em fósforo, remineralizante e energética, muito fácil de digerir.
Fígado e vesícula; problemas digestivos.
Particularmente eficaz em estados febris, problemas hepato-vesiculares, inflamações das vias digestivas, urinárias e broncopulmonares crónicos. Óptimo para convalescentes.


CUSCUS INTEGRAL

Tradicional do Norte de África – em receitas com legumes e algum alimento proteico. Obtém-se a partir de sêmola ou farinha de trigo agregada em pequenos grãos. De rápida confecção.
Excelente para o Verão.


FARELO

Suplemento alimentar utilizado para promover o trânsito intestinal. Basicamente é fibra, pois é a parte externa do trigo quando é refinado.
Prisão de ventre.
Não aconselhado de forma sistemática e continuada. É mais vantajoso comer-se em cereais integrais.


FLOCOS INTEGRAIS

São cereais esmagados. Há flocos de muitos cereais: aveia (os mais comuns), centeio, cevada, trigo, …
Para o pequeno-almoço e para engrossar sopas. São práticos – cozem mais depressa que o grão.



MASSAS INTEGRAIS

Há massas de vários cereais e de outros ingredientes (leguminosas, espinafres, algas, ovos, etc.). Fáceis de confeccionar e digerir e dão uma energia lenta e consistente.
Boa fonte de hidratos de carbono, calorias e nutrientes. Alimento para quem desenvolva actividade física, nomeadamente os desportistas.



MILLET

Muito nutritivo. É o cereal mais rico em ferro e vitamina A. Contém em abundância ácido sílico, fósforo, flúor, manganésio, magnésio, vitaminas do complexo B, proteínas e fibras. É mineralizante.
Diabetes, hipoglicémia.
De muito fácil digestão e alcalinizante. Muito importante para problemas de baço e pâncreas, (nomeadamente diabetes), estômago e rins. Excelente para a memória, sistema nervoso, alterações de humor e depressões.


MUESLIS INTEGRAIS

Misturas de flocos e outros ingredientes (frutas secas, oleaginosas, adoçante).
A maior parte são pré cozidos – muito práticos para pequenos-almoços.



PÃO INTEGRAL

Qualidade = de farinha integral ou semi-intregal moída há menos de 10 dias, em mós de pedra, sal marinho integral, com gordura vegetal (se contiver gordura), sem adoçantes artificiais ou corantes, todos produtos de origem biológica.
Alimento rico em fibras e em hidratos de carbono complexos.
O pão de qualidade não engorda.




PASTELARIA NATURAL

Pode ser saudável se não se utilizar farinha refinada e se como adoçante se utilizarem frutos secos ou frescos, sumos naturais, malte ou outros adoçantes naturais e oleaginosas. As gorduras devem ser de qualidade.
Fácil de se fazer em casa.



QUINOA

Rica em proteínas – sem glúten – equilibrada na composição dos aminoácidos essenciais. Fonte de proteínas completa. Muito rica em lisina e cálcio, boa qualidade de fibras, minerais (ferro), vitaminas e gorduras.
Hidratos de carbono complexos e proteínas completas.
Fácil de digerir – muito apreciada pelos convalescentes. Muito energética e óptima estimulante do leite para a mulher que amamenta. Utilizada nas dietas de emagrecimento.


TRIGO INTEGRAL

É o segundo cereal  ais rico em proteínas, nomeadamente glúten, qualidade que o faz levedar. Tem todos os aminoácidos necessários e uma boa diversidade de minerais.
Fonte de fibras e hidratos de carbono complexos; pão e bolachas.
Contém um óleo de excelente qualidade e traços de Bário, essencial para a saúde do coração. Recomenda-se na obstipação e prevenção de problemas cardíacos.


TRIGO SARRACENO

É um dos cereais mais ricos em minerais, tais como: cálcio, ferro e especialmente o magnésio. Contém 8 aminoácidos essenciais.
Muito nutritivo, remineralizante e “aquece” e “seca” o corpo. De muito fácil digestão – alimento para o tempo frio.
Importante e eficaz alimento fortificante e estimulante sexual, tanto para homens como para mulheres. Específico dos rins.


SEITAN

Chamado carne “vegetal” ou “carne de trigo” – é possível cozinhá-lo de forma a que tenha o sabor e a consistência da carne. Feito a partir de farinha integral ou semi-integral de trigo. Tradicionalmente também contém shouy ou tamari e alga kombu.
Alimento proteico. Praticamente todas as receitas de carne podem ser executadas – eventualmente com alguma adaptação – com seitan.
George Ohsawa integrava o seitan nas várias nuances da dieta nº 7, como específico.


FARINHAS E SÊMOLAS

Contém os nutrientes do cereal – porém são degradados pela oxidação (o grão conserva mais propriedades). Sêmola de milho = mais grossa; Sêmola de trigo = é pré cozida, o que a torna mais prática na cozinha.
Pão, papas, sopas, bolos, cremes, seitan, … A farinha integral tem vantagens no sabor, textura, digestibilidade e saúde.






Sem comentários:

Enviar um comentário